O coordenador da União Sindical, Lorival Pisetta, disse que na próxima semana os sindicatos de Joinville devem se reunir para se preparar para a Greve Geral, no dia 30 de junho, contra a redução de direitos dos trabalhadores e pedindo a saída do presidente Temer (PMDB). “A princípio vamos organizar ato em Joinville para sensibilizarmos os trabalhadores do perigo que estamos enfrentando”, afirmou. A mobilização nacional está sendo organizado pelas Centrais Sindicais e por Movimentos Sociais.
Na semana passada, diretores sindicais participaram de uma reunião na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc), em Itapema, para definir as ações que serão tomadas em Santa Catarina. A primeira definição é a utilização dos materiais produzidos pelas Centrais Sindicais que enfatiza “Nenhum Direito a menos” e “Fora Temer”. Os panfletos servirá para convocar os trabalhadores para a paralisação.
Outra definição é a realização de plenárias regionais para convocar os trabalhadores a aderir o movimento. “Queremos conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre o momento que estamos passando”, explica Pisetta. Por isso, a União Sindical deve se reunir na próxima semana para definir as ações em Joinville.