Cerca de 100 sindicalistas das diferentes centrais sindicais participaram na tarde desta quinta-feira, dia 5, no Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Mobiliário de Jaraguá do Sul, de um debate com o economista do Dieese-SC, José Alvaro Cardoso, sobre a importância da Petrobras na economia brasileira. “A Petrobras se confunde com a luta do povo brasileiro em busca da soberania”, disse Cardoso. Parte da diretoria do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Joinville e Região participaram da discussão.

 

Durante o debate o economista apresentou alguns dados para mostrar a importância que a estatal tem na economia do Brasil e o papel estratégico que ocupa no mercado internacional. Segundo ele, os investimentos feitos na exploração da camada do Pré-Sal responderam em 2014 por mais de 10% de todo o investimento do País. “Não tem negócio melhor que o petróleo”, afirmou.

 

Quanto ao crescimento da Petrobrás, Cardoso apontou dois pontos que representam a expansão da empresa. O primeiro refere-se ao número de trabalhadores. Na década de 90 havia cerca de dois mil empregados. Hoje o número chega a 80 mil.

 

O segundo ponto é o valor que a empresa tem no mercado internacional. Em 2002 chegava a 15 bilhões de dólares. Atualmente ultrapassa os R$ 110 bilhões.

 

Para o economista existem vários motivos que justificam os frequentes ataques que a estatal vem sofrendo nos últimos anos. Na avaliação dele, a privatização é o maior motivador. “Não podemos ser ingênuos. Temos de estar atentos do que está por trás deste negócio do Pré-Sal. Há interesses privados de que a empresa seja fatiada e dividida, como já aconteceu no passado”, afirmou.