Dirigentes sindicais de Joinville se reuniram na tarde desta terça-feira, dia 17, às 13h30, na Sede do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos em Serviços da Saúde de Joinville e Região para definir algumas ações para pressionar o INSS a agilizar as perícias em Joinville. Ao final os participantes aprovaram o encaminhamento de um ofício ao Ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, e para a Presidenta do Instituto Nacional da Seguridade Social, Elisete da Silva Iwai. O documento solicita ao órgão público agilidade para resolver o problema da demora na realização das perícias médicas na cidade.
Segundo o presidente do Sindicato da Saúde, Lorival Pisetta, há uma longa fila de trabalhadores aguardando para fazer a perícia. "O tempo de espera de um trabalhador na fila em Joinville é de 103 dias enquanto no Estado é 32", explica. A solução, na avaliação dos sindicalistas, é a disponibilização de mais médicos para realizar os atendimentos.
A demora causa diversos problemas para os trabalhadores e aos familiares. Um deles é financeiro, pois o trabalhador fica sem receber até ser realizada a consulta. Mas afeta também as empregadoras, pois impossibilita o possível retorno do funcionário as atividades laborais em curto espaço de tempo.