Dirigentes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos da Saúde de Joinville, Jaraguá do Sul e Região participam na tarde desta terça-feira, na Assembleia Legislativa de SC, do ato “Acesso à Saúde – Meu Direito é um Dever do Estado”, promovido pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB).

 

O presidente do Sindicato, Lorival Pisetta, explica que o tema vem sendo discutido há pelo menos 27 anos e, desde lá, existem dificuldades para chegar a um denominador. “Passaram tantos governos neste período e nenhum deles repassou para a saúde o que foi preciso”, explica. A falta de recursos atinge os hospitais e santas casas de todo o Brasil.

 

O recente corte de cerca de R$ 12 bilhões da área da saúde deve servir de fomento para a busca de uma garantia de recursos, na avaliação de Pisetta. “É preciso fazer uma inovação. É preciso mostrar uma receita ou criar uma receita para o SUS”, diz. Segundo Pisetta, existe uma alternativa que sendo discutido a nível nacional, que é a Contribuição Social para a Saúde (CSS). A CSS é uma proposta semelhante a antiga CPMF, extinta em 2006.

 

O ato na Alesc é a etapa estadual dos atos que aconteceram em diversas cidade de todo o País. Está marcado um encontro para acontecer em Brasília no dia 4 de agosto. Com isso, o movimento pretende cobrar do governo federal a garantia de recursos para os atendimentos do SUS.