Dirigentes sindicais de diversas categorias e regiões do estado participaram do debate sobre o livro “As faces da indústria metalúrgica no Brasil: uma contribuição à luta sindical”, organizado pelo economista André Oliveira Cardoso, do Dieese, na sexta-feira, dia 8, pela manhã na sede recreativa do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Mecânicas de Joinville e região. O encontro organizado pelo Dieese-SC contou com a presença de sindicatos da CUT, UGT e Força Sindical. “O debate é uma oportunidade para discutir sobre a realidade do País”, explicou o economista do Dieese, José Álvaro Cardoso.
Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville, de Jaraguá do Sul, de Concórdia e de Brusque, além do Turismo de Criciúma e do Sindicato da Saúde Joinville fizeram uma manhã de discussões sobre as mudanças no mercado de trabalho para os trabalhadores brasileiros. “Não existem grandes nações sem indústrias e, hoje, alguns economistas fazem apologias ao contrário para fomentar os interesses das grandes internacionais”, comenta Cardoso. Para ele, há uma tentativa de “demonizar” tudo que é público para dizer que o privado é a solução. “É uma grande mentira”, conclui.
Para o presidente do Sindicato dos Empregados de Saúde de Joinville e região, Lorival Pisetta, o livro mostra uma realidade diferente da categoria que representa. “Não produzimos, cuidamos das pessoas”, explica. Porém, ele comenta que é necessário fazer uma análise sobre as estratégias do estado para a geração de emprego e renda dos trabalhadores brasileiros.