O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Joinville e Região completa, hoje dia 10 de agosto, 38 anos de atuação na defesa dos trabalhadores da região. Para o atual presidente da entidade, Lorival Pisetta, alguns desafios são os mesmos do final da década de 70. “O salário continua baixo e muitos não conseguem ter uma vida digna com o que recebem após um mês de trabalho”, comenta.

 

Pisetta explica que além dos salários outras bandeiras de luta da entidade permanecem firmes até hoje. Dentre elas estão as condições no local de trabalho, a sobrecarga de trabalho e o assédio moral. “Alguns patrões consideram os funcionários como números e não como seres humanos”, diz.

 

A história

 

A legislação antes de 1988 obrigava que os sindicatos passassem por um período de avaliação antes de receber a Carta Sindical, documento que oficializa a criação da entidade. Por isso, em 10 de agosto de 1977 foi criada a Associação dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde de Joinville. Era uma associação pré-sindical.

 

Depois da criação o governo, através do Ministério do Trabalho, investigava a vida e o comportamento dos diretores. “Era um sindicalismo que ficava atrelado ao Estado”, relata Pisetta. 

 

No dia 9 de novembro de 1978, o então Ministro do Trabalho Murilo Macedo, concedeu a Carta Sindical e mudou o nome de Associação para Sindicato. A partir daí, os idealizadores do Sindicato começaram a organizar a entidade que vem atuando na defesa dos trabalhadores. 

 

A primeira reunião da direção aconteceu no dia 20 de abril de 1979, após cinco meses da concessão da Carta Sindical. A posse aconteceu na casa do então presidente José Caetano Rodrigues.

 

A diretoria executiva do Sindicato ficou composta por José Caetano Rodrigues, presidente; Silvio Tironi, Diretor Secretário e Ivo Fiamoncini, Diretor Tesoureiro. O presidente permaneceu a frente da entidade até 1988. Fiamoncini hoje é sócio honorário e Tironi ainda está atuando no movimento sindical e é o tesoureiro da entidade.