Aos quatorze dias do mês de março do ano de dois mil de quatorze, no horário das vinte e uma horas, no salão nobre da sociedade Gloria, situada na rua quinze de novembro número dois mil duzentos e cinqüenta, bairro Gloria em Joinville SC, foi levada a efeito a solenidade de posse da diretoria, conselho fiscal e delegados representantes junto a federação, DO SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTO EM SERVIÇO DE SAUDE DE JOINVILLE E REGIÃO, cuja eleição foi realizada nos dias 03 e 04 de fevereiro de 2014.

 

Aberta a seção pelo mestre de cerimônia, Sr. Mário Jose de Souza Leal, procedeu o mesmo a composição da mesa das autoridades, chamando e indicando para presidir a mesma o Dr. Carlos Artur Barbosa, secretario nacional adjunto de relações do trabalho do MTE, representando sua Exa. o Sr. Ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias, bem como o Sr. Superintendente deste Ministério em Santa Catarina Dr. Luiz Miguel Vaz Viegas. Prosseguindo, a composição chamou os Senhores Livino Stefeens, presidente do SINDITEX, representando os sindicatos de trabalhadores de Joinville e o Sr. Presidente da FETIESC Idemar Antonio Martini; Volnei Morastoni, Deputado Estadual e Presidente da Comissão da Saúde da ALESC; Waldemar Schulz, Presidente da UGT – SC e do Sindicato dos Comerciários de Joinville, Adson Ramos, Dirigente da UGT Nacional, representando a mesma, em nome do seu Presidente Ricardo Patah; Ingo Ehler, Presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Serviço da Saúde de Blumenau e Região, representando os Sindicatos de Empregados na Saúde do Estado de Santa Catarina; Maria Goreti Vieira Arruda Branco, Presidenta do Sindicato co-irmão Lages, representando as mulheres dirigentes sindicais da área da saúde em Santa Catarina; Lorival Pisetta, Presidente reeleito do Sindicato dos Empregados no Estabelecimento de Serviços de Saúde de Joinville e Região.

 

Ato continuo o Sr. mestre de cerimônia registrou a presença, dentre outras, da Presidenta do Sindicato co-irmão de Mafra, Sra. Laurentina Luiz; a Sra. Maria Leonor Rossi; representando o Sr. Presidente do Sindicato co-irmão de Florianópolis, Sr. Pedro Paulo das Chagas; o Sr. Ivo Francisco Fiamoncini, sócio fundador e honorário do Sindicato; Gercinio Evaristo, fundador e ex presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimento de Serviços de Saúde do Estado de SC; Dr. Wilson Reimer, assessor jurídico do Sindicato; Jose Lourival Klein, contador do Sindicato.

 

O Sr. Presidente da Sessão Solene de Posse Sr. Carlos Artur Barbosa declarou eleito e empossado o presidente reeleito Sr. Lourival Pisetta e toda sua diretoria para o mandato sindical do periodo compreendido de 14/03/2014 a 13/03/2019.

 

No uso da palavra Carlos Artur Barbosa parabenizou todos os ora empossados, com os desejos de pleno êxito no cumprimento do mandato sindical. Em seguida frisou estar duplamente honrado de participar da presente solenidade, primeiro por estar representando o Ministro de Estado, Manoel Dias, do qual recebeu da ultima terça-feira a feliz incumbência de aqui representá-lo e, segundo por que tratasse de solenidade de um sindicato com destaque nos seus trabalhos, cujo o Presidente, ora reeleito, é longamente conhecido e reconhecido pelos seus habituais e bons trabalhos que vem prestando junto à entidade.


O Sr. Waldemar Schulz Junior, que destacou os trabalhos da entidade presidida pelo Sr. Lorival Pisetta, frisando que aprendeu com o mesmo, desde 1974, quando o mesmo era diretor do Sindicato dos Comerciários, cuja entidade, na época também representava os empregados da área da saúde em Joinville, os quais, a exemplo dos comerciários, todos conheciam e o admiravam pelos seus bons trabalhos junto a categoria.

 

Frisou também que é conhecedor do fato que os empregadores da área da saúde não têm medo do sindicato dos empregados e do seu presidente, mas tem sim, respeito pelos seus trabalhos, advindos do presidente seu diretor financeiro Silvio Tironi e demais dirigentes.

 

O Deputado Estadual Volnei Morastoni, saudando todos os presentes e parabenizando todos os empossados. Referindo-se ao presidente reeleito Lorival Pisetta, frisou que o conhece dos eventos realizados em favor das causas da saúde e dos empregados que atuam na área, exemplificando os trabalhos realizados em conjunto, quando do processo para a coleta de assinaturas em todo o Brasil, em favor da lei complementar “Saúde mais dez” para o destino importância maior por parte da união em favor da saúde publica prestada através do SUS, bem como, quando do evento dos sindicatos dos empregados na área da saúde privada de Santa Catarina, junto a ALESC.

A Sra. Maria Goreti Vieira Arruda Branco, ao tomar da palavra, também enalteceu os trabalhos da entidade sindical co-irmão de Joinville, dizendo ser testemunha que o Sr. Presidente, ora reeleito, sempre tem prestado também atendimento e assistência aos sindicatos co-irmãos de todo estado de Santa Catarina.

 

O Sr. Edson Ramos, o mesmo frisou também da sua satisfação de estar representando nessa solenidade a UGT Nacional e seu Presidente Ricardo Patah, tecendo, em seguida, considerações sobre a importância dos dirigentes sindicais estarem cada vez mais identificados com os integrantes de sua categoria, situação que vem sendo trabalhada pelo mesmo, junto aos comerciários de São Paulo, na qualidade de diretor do Sindicato daquela categoria.

 

No uso da palavra pelo presidente reeleito Lourival Pisetta, agradeceu primeiramente a Deus, salientando que é por vontade deste que o presente ato ocorre, ato este de muita importancia para todos os presentes, agradeceu a mesa dos trabalhos pelas palavras proferidas, todo seu quadro funcional, assessoria juridica e contabil, os companheiros inegrantes das mesas coletoras e apuradoras, a sua diretoria e familiares, e a UGT. Frisou Pisetta que o resultado positivo obtido das urnas decorreu exatamente dos bons trabalhos da nossa entidade e que o fato de terem sidos registrados apenas sete votos nulos do total de 1200 votantes, comprova que nossa entidade esta em perfeita “comunhão” com os associados, e com a categoria como um todo. Prosseguindo, frisou que este resultado eleva ainda mais nossa responsabilidade de continuar no desempenho dos trabalhos em prol da categoria, quer nos relativos do “dia a dia” a nível local, inclusive por melhores salários e de condições de trabalho, com respeito à humanização dos empregados da categoria, quer nos desenvolvidos de forma coletiva e nacional. Falou das bandeiras nacionais em favor das 40 horas semanais para os trabalhadores em geral; 30 horas para os profissionais da Enfermagem; pisos salariais, igualmente para os profissionais da enfermagem; regulamentação de medida, podendo ser a convenção 158 da OIT, que proíba as demissões sem justa causa, as quais vêm ocorrendo “a granel”, em todo o país. Encerrando as suas considerações, solicitou aos membros da sua diretoria ora empossada, empenho e dedicação para esse novo mandato.

 

Após o encerrramento da sessão solene os presentes foram convidados para o jantar de posse.

 

UGT/SC